VOCÊ SABIA QUE DENTRO DE NOSSAS MENTES HÁ CONSTRUÇÕES, ERGUIDAS PELA CULTURA, PELA SOCIEDADE, POR NOSSAS CRENÇAS (...) QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, IMPEDEM-NOS DE ENXERGAR A VERDADE DO EVANGELHO?
É POR ISSO QUE DEVEMOS VIVER MEDITANDO, MEDITAR COM A VIDA, SOBRE O QUE JESUS, A PALAVRA DE DEUS, TEM A DIZER PARA NOSSA CAMINHADA E NOS ABRIR AO QUE O SEU ESPÍRITO NOS ENSINAR...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FIEL E FIDEDIGNO

Quando pensamos em Eva, geralmente a associamos ao pecado e a culpamos por todos os dissabores que as consequências do pecado nos trouxeram...

Sem me deter na questão de que eu mesma, certamente, faria pior do que ela se estivesse em seu lugar, tenho pensado em Eva, depois que saiu do paraíso e começou a viver na luta do dia-a-dia, o que, para ela, foi, certamente, algo novo e de difícil adaptação.

Ela, antes de escolher errado, vivia num ambiente que podemos apenas imaginar, onde o equilíbrio dominava sobre a natureza, os animais, seu relacionamento com Deus, com Adão e com o mundo (que paraíso...!).

Depois, roupas, preparar comida, cuidar do abrigo, submeter-se ao marido, cólicas menstruais... quantas dificuldades a enfrentar!!!

Acredito que Adão e Eva se arrependeram da escolha errada que fizeram e desejavam voltar para o Pai. Certamente, não enxergavam o caminho, o modo como isso seria possível, mas aos seus filhos e netos e bisnetos... contavam sobre os momentos maravilhosos de comunhão que tinham com o Criador, gerando em seus descendentes um desejo de se relacionar com Ele.

Penso que Eva, ao se lembrar de tudo o que ocorrera, de como fora seduzida pela serpente, de como seduzira seu marido, da vergonha que o conhecimento para o qual não estava pronta causara, da culpa que a fizera esconder-se, da voz de Deus chamando sem resposta, da expressão de tristeza que o Senhor lhe transmitiu ao censurá-la, da dor de ser expulsa do Paraíso, do desespero de saber que a entrada estava guardada por um anjo, contra eles... Quanta dor e decepção consigo mesma devem ter invadido esta mulher!

Deus, no entanto, sabia de tudo isso. Sabia até que tudo isso viria a acontecer e já tinha provido o meio pelo qual Adão e Eva poderiam voltar para Ele. Já o Cordeiro havia sido imolado antes da fundação do mundo e os nomes dos filhos que viriam a Lhe dar prazer como Jesus estavam escritos no livro da vida do Cordeiro... Já o sangue de Jesus se tornara conhecido na eternidade e esperava para se manifestar no tempo, na cruz.

Foi por isso que Deus não deixou Eva desamparada, mas, ao tratar com a serpente, prometeu: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gênesis 3:15). O Criador podia ter dito que poria inimizade entre a serpente e o descendente de Adão. Mas, penso que Ele quis dar um recado a Eva...

Alegro-me em saber que Deus é fiel, independente de nossa incapacidade de sermos fiéis a Ele... Ele sabia que Eva havia de sentir-se destruída por ser a porta pela qual o pecado entrou na humanidade. Certamente, o fato de ser mãe de todos os humanos perderia para ela a importância. E nem passaria pela sua cabeça que Deus ainda tinha planos para ela.

Gosto de imaginá-la considerando as dificuldades da vida longe de Deus (já que estivera tão perto!) e olhando para aquela cena, onde a serpente, indignada, ouviu o Senhor dizendo que a semente dela esmagaria sua cabeça... Aquela promessa tinha o poder de fazer Eva respirar fundo e continuar caminhando, rumo ao alvo de voltar para o Criador. Seu descendente, um filho seu, quebraria o jugo que a serpente apresentara ao primeiro casal (e que eles abraçaram...).

Não sei se Eva sabia, mas, hoje, sabemos. Deus não é apenas fiel. Ele não faz promessas apenas para nos aliviar de nossas tristezas e dificuldades. Não. Seu plano imutável vem se desenrolando desde a eternidade, da forma como Ele planejou. Suas promessas tem a ver com Seus objetivos. Seu propósito eterno há de se cumprir.

Deus é fidedigno! É digno de fé. É digno de confiança. Suas promessas são críveis. Se Ele as fez, vão se cumprir, invariavelmente. O descendente de Eva já feriu a serpente de morte, na cruz. A promessa do Pai se cumpriu em Jesus e num tempo (que seja breve!) o Rei Jesus executará a sentença sobre o diabo e todo seu império de trevas...

Deus foi fiel com a Eva infiel e não a deixou sem esperança. Eva não viu a promessa se cumprir (ainda...). Entre a promessa e a cruz, cerca de quatro mil anos se passaram. Deus foi fidedigno a Eva: sua promessa foi digna de fé (e continua sendo)... a semente de Eva nasceu e cumpriu Sua missão. A vergonha de Eva foi coberta não pela pele de algum animal, mas pelo Sangue do Cordeiro. Em um dia que eu espero, Eva verá seu Filho reinando para sempre e gosto de pensar que, dentro daquela pessoa totalmente construída, restaurada e glorificada que será Eva, um gozo imenso e intenso haverá, porque o Pai é fiel e fidedigno para conosco!

E, reunidos em Jesus, Eva e todos os seus filhos que o Pai chamou para Si, sim, todos juntos poderemos dar prazer ao Pai, num relacionamento onde o equilíbrio será apenas uma das maravilhas que experimentaremos nEle.

Aleluia ao que é fiel e fidedigno para sempre!!!

Jackeline Sarah
28/09/09

1 COMENTÁRIOS:

THAÍS... disse...

...Chorei lendo esse texto! O Senhor é e sempre será fiel! Te amo Jesus,confio em sua fidelidade!

Um comentário:

THAÍS... disse...

...Chorei lendo esse texto! O Senhor é e sempre será fiel! Te amo Jesus,confio em sua fidelidade!